FEVEREIRO


29 de Fevereiro de 2020

"Como diz um ditado egípcio bem conhecido: "Eu, e depois de mim, o dilúvio!" Essa é a tentação das pessoas egoístas: ao longo do caminho, elas perdem de vista a meta e, em vez de pensar nos outros, não têm vergonha de pensar apenas em si mesmas, ou pior ainda, em justificar-se. A Igreja é a comunidade dos fiéis, o Corpo de Cristo, onde a salvação de um membro está ligada à santidade de todos. Um individualista é uma causa de escândalo e conflito"

28 de Fevereiro de 2020

"Este ano o Senhor concede-nos, mais uma vez, um tempo favorável para nos prepararmos para celebrar com corações renovados o grande mistério da morte e ressurreição de Jesus, a pedra angular da nossa vida cristã pessoal e comunitária. Devemos retornar continuamente a esse mistério na mente e no coração, pois ele continuará a crescer dentro de nós na medida em que estivermos abertos ao seu poder espiritual e respondermos com liberdade e generosidade"

27 de Fevereiro de 2020

"Para endurecer os nossos corações e fechá-los para o Senhor e para os nossos irmãos e irmãs. Aqui a tentação é pensar que somos melhores que os outros e dominá-los por orgulho; presumir ser servido em vez de servir. É uma tentação que, desde o início, estava presente entre os discípulos, que - como o Evangelho nos diz - no caminho discutiam entre si sobre qual deles era o maior. O antídoto para esse veneno é: "Se alguém seria o primeiro, ele deve ser o último de todos e servo de todos"

26 de Fevereiro de 2020

"Peça força ao Senhor e prossiga com humildade, fazendo o que puder. Mas não maquilhe a sua alma, porque o Senhor não irá reconhecê-lo. Peçamos ao Senhor que a graça seja consistente, que não seja vaidosa, que não queira parecer mais digna do que nós. Peçamos esta graça, durante esta Quaresma: a coerência entre a formalidade e a realidade, entre quem somos e quem aparentamos ser"

25 de Fevereiro de 2020

"Homens e mulheres podem perder a identidade e começar a ser "nem peixes nem aves". Eles podem viver com um coração entre Deus e o mundanismo... De facto, quando perdem uma identidade clara e sólida, homens e mulheres acabam por andar sem rumo. A sua identidade como filhos e filhas da Igreja e seres católicos - parte da Igreja única e universal: como uma árvore que, quanto mais profundamente enraizada está na terra, mais alta ela chega aos céus!"

24 de Fevereiro de 2020

"A tentação de fofocar e invejar é um grande perigo... Em vez de ajudar os pequenos a crescer e a alegrar-se com o sucesso dos seus irmãos e irmãs, deixa-se dominar pela inveja e magoar os outros através das fofocas. Quando, em vez de se esforçarem para crescer, começam a destruir aqueles que estão a crescer; em vez de seguir o seu bom exemplo, eles julgam-nos e menosprezam o seu valor. A inveja é uma doença que destrói o corpo em pouco tempo: "Se um reino é dividido contra si mesmo, esse reino não pode permanecer. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não poderá ficar de pé". De facto - e não se esqueça disso - "pela inveja do diabo, a morte entrou no mundo". A fofoca é o seu meio e a sua arma."

23 de Fevereiro de 2020

"Que a Sagrada Família proteja e abençoe-vos a todos, o seu país e todo o seu povo. Com todo o meu coração, invoco as bênçãos de Deus para si. Que Ele lhe conceda os frutos do Seu Espírito Santo: "amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Está sempre no meu coração e nas minhas orações. Tenha coragem e siga em frente com a ajuda do Espírito Santo! "Este é o dia que o Senhor fez, vamos nos alegrar n'Ele!"

22 de Fevereiro de 2020

"O enriquecimento é encontrado na diversidade e singularidade de cada um de nós. Comparando-nos a nós mesmos com aqueles que se encontram em melhores situações, muitas vezes leva a rancores; comparar-nos com os que estão em situações piores geralmente leva ao orgulho e à preguiça. Quem está sempre a comparar-se com os outros acaba paralisado. Que possamos aprender com os santos Pedro e Paulo a experimentar a diversidade de qualidades, carismas e opiniões por meio da vontade de ouvir e de dar docilidade ao Espírito Santo"

21 de Fevereiro de 2020

"O Bom Pastor tem a responsabilidade de guiar as ovelhas, de trazê-las para pastos frescos e nascentes de água corrente. Ele não pode deixar-se levar pela decepção e pelo pessimismo: "O que posso fazer?" Ele está sempre cheio de iniciativa e criatividade, como uma fonte que flui mesmo no meio da seca. Ele compartilha sempre o carinho do consolo, mesmo quando está com o coração partido. Ele é pai quando os seus filhos lhe mostram gratidão, mas principalmente quando se mostram ingratos. A nossa fidelidade ao Senhor nunca deve depender da gratidão humana: "Seu Pai, que vê em segredo, o recompensará"

20 de Fevereiro de 2020

"Quero encorajá-lo! Não tenha medo dos encargos do seu serviço diário e das circunstâncias difíceis que alguns de vocês devem suportar. Veneramos a Santa Cruz, o instrumento e sinal de nossa salvação. Quando fugimos da cruz, fugimos da ressurreição! Isso exige crer, testemunhar a verdade, semear e cultivar sem esperar a colheita... Embora existam muitas razões para desanimar, no meio de muitos profetas da destruição e condenação, e tantas vozes negativas e desesperadoras, que você seja uma força positiva, sal e luz para esta sociedade. Como o motor de um comboio, você pode ser a força motriz que leva todos em direção ao seu destino. Que sejam semeadores de esperança, construtores de pontes e agentes de diálogo e harmonia"

19 de Fevereiro de 2020

"A educação só se torna realmente em sabedoria para a vida se for capaz de "extrair" de homens e mulheres o melhor de si, em contacto com Aquele que os transcende e com o mundo ao seu redor, promovendo um senso de identidade que é aberto e não é fechado. A sabedoria procura o outro, superando as tentações de rigidez e mente fechada; é aberto e em movimento, ao mesmo tempo humilde e inquisitivo; é capaz de valorizar o passado e colocá-lo em diálogo com o presente... A sabedoria prepara um futuro em que as pessoas não tentam forçar a sua própria agenda, mas incluem outras como parte integrante de si mesmas. A sabedoria busca incansavelmente, mesmo agora, identificar oportunidades de encontro e compartilhamento; do passado, aprende que o mal apenas dá origem a mais mal e a violência a mais violência, numa espiral que termina a prender todos. A sabedoria, ao rejeitar a desonestidade e o abuso de poder, está centrada na dignidade humana, uma dignidade preciosa aos olhos de Deus, e numa ética digna do homem, que não teme os outros e emprega sem medo os meios de conhecimento colocados em nós pelo Criador"

18 de Fevereiro de 2020

"Precisamente no campo do diálogo somos constantemente chamados a caminhar juntos... Três áreas básicas, se devidamente ligadas umas às outras, podem ajudar nesse diálogo: o dever de respeitar a própria identidade e a dos outros, porque o verdadeiro diálogo não pode ser baseado na ambiguidade ou na disposição de sacrificar algo de bom para agradar aos outros. A coragem de aceitar diferenças, porque aqueles que são diferentes, cultural ou religiosamente, não devem ser vistos ou tratados como inimigos, mas sim acolhidos como companheiros de viagem, na genuína convicção de que o bem de cada um reside no bem de todos. Sinceridade de intenções, porque o diálogo, como expressão autêntica da nossa humanidade, não é uma estratégia para alcançar objetivos específicos, mas um caminho para a verdade, que merece ser empreendido pacientemente, a fim de transformar a competição em cooperação"

17 de Fevereiro de 2020

"Irmãos e irmãs, a salvação não é algo genérico, não é abstrato. O nosso Pai olha para pessoas reais, com rostos reais e histórias concretas. Toda a comunidade cristã deve ser um reflexo desse olhar, daquela presença que cria laços e gera família e comunidade. É uma maneira de tornar visível o reino dos céus, em comunidades onde todos se sentem parte de um todo, onde se sentem chamados pelo nome e incentivados a fazer parte da vida de outros"

16 de Fevereiro de 2020

"Temos Maria, não apenas um exemplo para quem olhar, mas também uma mãe. Onde quer que haja uma mãe, não temos aquele sentimento terrível de não pertencer a ninguém, que se apodera quando o nosso sentimento de pertencer a uma família, a um povo, a uma terra, a nosso Deus começa a desaparecer. Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira coisa que gostaria de dizer, e quero dizer em voz alta e clara: Esta não é uma terra de órfãos, mas uma terra que tem uma mãe! E se tem mãe, tem filhos e filhas, uma família, uma comunidade. Onde existe mãe, família e comunidade, os problemas podem não desaparecer, mas certamente encontramos forças para enfrentá-los de maneira diferente. É doloroso pensar que alguns querem rejeitar essa certeza e fazer de Madre de Dios uma terra sem nome, sem filhos, uma terra árida. Um local fácil de comercializar e explorar. É por isso que é bom repetirmos nos nossos lares e comunidades e nas profundezas de cada um de nossos corações: esta não é uma terra de órfãos! Tem uma mãe! Essas boas novas foram transmitidas de geração em geração, graças aos esforços de muitos que compartilham esse dom de saber que somos filhos de Deus e que nos ajudam a conhecer-nos como irmãos e irmãs"

15 de Fevereiro de 2020

"Deixe-me compartilhar uma história. Ao conversar um dia com um jovem, perguntei-lhe que tipo de coisa o deixava infeliz. Ele me disse: "Quando a bateria do meu telemóvel acaba ou e eu perco a minha conexão com a Internet". Eu perguntei-lhe: "Porquê?" Ele respondeu: "É simples; Eu sinto falta de tudo o que está a acontecer, estou desligado do mundo, preso. Nesses momentos, pulo e corro para encontrar um carregador ou uma rede Wi-Fi e uma senha para conectar". Essa resposta ensinou-me algo. Isso fez-me pensar que a mesma coisa pode acontecer com a nossa fé. Todos somos entusiastas, a fé é renovada, seja através de um retiro, uma homilia, uma reunião, uma visita do Papa; a fé cresce. Mas depois de um tempo na jornada, há momentos em que, sem perceber, a nossa rede começa a desaparecer, lentamente, e esse entusiasmo, esse desejo de permanecer conectado a Jesus começa a desaparecer também, e começamos a perder a nossa conexão, o nosso poder; então tornamo-nos infelizes e perdemos a fé, sentimo-nos deprimidos e apáticos, e começamos a ver tudo sob uma luz ruim. Quando nos falta essa "conexão" que carrega os nossos sonhos, os nossos corações começam a vacilar. Quando as nossas baterias estão gastas, sentimos a maneira como a música a descreve - "O ruído de fundo e a solidão da cidade nos separam de tudo. O mundo gira para trás, tenta me dominar e afogar todos os meus pensamentos e ideias""

14 de Fevereiro de 2020

"Autoconsciência alegre. Aprender a rir de nós mesmos dá-nos a capacidade espiritual de estar diante do Senhor com as nossas limitações, os nossos erros e pecados, mas também os nossos sucessos e a alegria de saber que Ele está ao nosso lado. Um bom teste espiritual é perguntar a nós mesmos se podemos rir de nós mesmos. Rir dos outros é fácil, é verdade? Criticá-los e rir deles, mas é muito mais difícil rir de nós mesmos. neopelagianismo daqueles que acabam confiando apenas nos seus próprios poderes e se sentem superiores aos outros. "Rir na comunidade, e não da comunidade ou dos outros! Deixe-me dizer-lhe, tenho dois "comprimidos" que ajudam muito: uma, fale com Jesus, a Virgem Maria, ore, reze e peça a graça da alegria, a alegria no meio de qualquer situação; no segundo, você pode tomar várias vezes ao dia apenas se precisar, mas, uma vez que seja suficiente, olhe-se no espelho: "Esse sou eu? Este sou eu? Hahaha". Isso faz você rir. Não é narcisismo, pelo contrário, o espelho aqui serve como uma cura. O primeiro aspecto, então, é a alegria, a alegria da consciência de si"

13 de Fevereiro de 2020

"Sem uma conexão, uma conexão com Jesus, acabamos afogando os nossos pensamentos e ideias, os nossos sonhos e a nossa fé e, naturalmente, ficamos frustrados e irritados. Como protagonistas, o que somos e queremos ser - podemos chegar ao ponto de sentir que não faz diferença se fazemos ou não alguma coisa. Por que iremos gastar a nossa energia? Olhe para o jovem pessimista. Ele diz: "divirta-se, deixe todas essas coisas, pois sabemos como elas terminam; o mundo não muda, aceita o que vem e segue em frente ". Começamos a sentir que estamos "desligados" da realidade e do que está acontecendo no mundo. Permanecemos afastados do mundo, no "meu mundinho", onde estou em paz no meu sofá. Preocupa-me que, uma vez perdida a "conexão", muitas pessoas pensem que não têm nada a oferecer; eles sentem-se perdidos. Pare! Todos vocês têm algo a oferecer. Não olhe para as coisas como um desastre"

12 de Fevereiro de 2020

"Amadurecer significa crescer e deixar que os sonhos cresçam e deixar crescer as aspirações, não diminuindo a guarda e permitindo-nos comprar amendoins; isso não é crescer... Está oculta a ideia de que crescer significa aceitar a injustiça, acreditar que nada pode ser feito, que é assim que as coisas sempre foram: "Por que devemos mudar se sempre foi assim, se sempre foi assim que as pessoas fizeram as coisas?"  Isso é corrupção. Crescer, a verdadeira maturidade significa continuar com os seus sonhos, juntos, compartilhando ideias, não diminuir a guarda, não vender as suas aspirações. Está claro?"

11 de Fevereiro de 2020

"Queridos irmãos e irmãs que estão doentes, sua doença faz de um modo particular um daqueles "que trabalham e estão sobrecarregados" e, assim, atraem os olhos e o coração de Jesus. Nele, você encontrará luz para iluminar os seus momentos mais sombrios e esperança para aliviar a sua angústia. Neste XXVIII Dia Mundial dos Doentes, penso nos nossos muitos irmãos e irmãs em todo o mundo que não têm acesso a cuidados médicos porque vivem na pobreza. Ele pede: "Venha para mim". Nele, você encontrará forças para enfrentar todas as preocupações e perguntas que o assaltam durante essa "noite escura" de corpo e alma. Cristo não nos deu prescrições, mas através de sua paixão, morte e ressurreição, Ele liberta-nos das garras do mal. Neste XXVIII Dia Mundial dos Doentes, Jesus repete essas palavras aos enfermos, oprimidos e pobres. Pois eles percebem que dependem inteiramente de Deus e, sob o peso de suas provações, precisam da cura dele. Jesus não exige dos que enfrentam situações de fragilidade, sofrimento e fraqueza, mas oferece misericórdia e presença consoladora. Ele olha para uma humanidade ferida com olhos que olham para o coração de cada pessoa. Esse olhar não é de indiferença; ao contrário, abrange as pessoas na sua totalidade, cada pessoa na sua condição de saúde, descartando ninguém, mas convidando todos a compartilhar a Sua vida e experimentar o Seu terno amor"

10 de Fevereiro de 2020

"Uma educação em abertura respeitosa e diálogo sincero com os outros, reconhecendo os seus direitos e liberdades básicas, particularmente a liberdade religiosa, representa a melhor maneira de construir o futuro juntos, de sermos construtores da civilização. Pois a única alternativa à civilização do encontro é o conflito. Não há outro caminho. Para combater efectivamente a barbárie daqueles que fomentam o ódio e a violência, precisamos de acompanhar os jovens, ajudando-os no caminho da maturidade e ensinando-os a responder à lógica incendiária do mal, trabalhando pacientemente para o crescimento da bondade. Dessa maneira, os jovens, como árvores bem plantadas, podem estar firmemente enraizados no solo da história e, crescendo para o céu na companhia um do outro, podem transformar diariamente o ar poluído do ódio no oxigénio da fraternidade"

09 de Fevereiro de 2020

"O mundo de hoje, tantas vezes dilacerado pela violência, ganância e indiferença, precisa muito do nosso testemunho da mensagem evangélica da esperança, do poder redentor e reconciliador do amor de Deus... Cada um de nós, como membro vivo do corpo de Cristo, é chamado a promover a unidade e a paz que é a vontade do Pai, em Cristo, para a nossa família humana e todos os seus membros. Peço-lhes que orem pelas necessidades dos pobres, pela conversão dos corações, pela expansão do Evangelho e pelo crescimento da Igreja em santidade e zelo missionário... Queridos amigos, com estas palavras de encorajamento e com muito carinho, recomendo-vos e  a vossa família para a intercessão amorosa de Maria, Mãe da Igreja"

08 de Fevereiro de 2020

"Concretização! A vida exige concretização de nós. Nesta cultura líquida, precisamos de concretização... Haverá momentos que não entenderemos, tempos sombrios, tempos dolorosos, mas também momentos maravilhosos, tempos de escuridão e tempos de luz... Mas quero esclarecer uma coisa. Vivemos no presente. Na minha idade, as pessoas estão se preparando para deixar a cena... certo? Quem pode ter certeza da vida? Ninguém"

07 de Fevereiro de 2020

"Queridos jovens amigos, sejam corajosos! Podemos dizer: "Mas, Pai, pequei, caio tantas vezes!" Penso numa canção alpina, uma canção adorável que os alpinistas cantam: "Na arte de escalar uma montanha, o importante não é que caia; é que se levante e continue! Caiu? Levante-se e continue caminhando"

06 de Fevereiro de 2020

"Coragem é necessária. Mas também o esforço para apreciar a beleza das pequenas coisas. Seja grato pela vida, nunca perca essa capacidade. Seja grato pelo que você é: "É assim que eu sou, obrigado!" Muitas vezes, perdemos tempo perguntando-nos: "Quem sou eu?" Podemos continuar a perguntar isso. Mas a verdadeira questão é: "Para quem sou eu?" Como Nossa Senhora, que poderia perguntar: "Para quem, para que pessoa sou eu", aqui e agora? Ela responde: "Para o meu primo", e lá vai ela. "Para quem eu sou?", Não "Quem sou eu?". A resposta para essa segunda pergunta vem depois; é uma pergunta que precisa de ser feita, mas primeiro devemos perguntar o porquê: por que fazemos algo, algo por toda a vida, algo que nos faz pensar, faz nos sentir, faz com que trabalhemos. Existem essas três línguas: a linguagem da mente, a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Nunca pare de seguir em frente"

05 de Fevereiro de 2020

"Primeiro, não é bom ver um jovem já aposentado aos vinte anos! Segundo, também não é bom ver um jovem passando a vida no sofá. Não é verdade? Precisamos de jovens que não estejam aposentados nem que estejam no sofá! Precisamos de jovens que estejam na estrada e a avançar, do lado uns dos outros, mas s olhar para o futuro! O mundo de hoje precisa de jovens que "se apressem", que não se cansem de se apressar. Precisamos de jovens que sintam o chamamento, que sintam que a vida lhes oferece uma missão. Precisamos de jovens em movimento. O mundo só pode mudar se os jovens estiverem em movimento. Mas esta é a tragédia do mundo hoje, e dos jovens de hoje - que os jovens são frequentemente descartados. Eles não têm trabalho, não têm um ideal a seguir, falta educação e falta integração. Muitos jovens precisam de fugir, migrar para outras terras. Hoje, é doloroso dizer que os jovens são frequentemente descartados. Não podemos tolerar isso!"

04 de Fevereiro de 2020

"Gosto de pensar que o trabalho mais importante que temos que fazer hoje, entre nós, na humanidade, é o trabalho de "ouvir": ouvir o outro. Ouvir o outro, sem se apressar para dar uma resposta. Acolhendo as palavras de um irmão, de uma irmã e depois pensando em oferecer as minhas. Ter a capacidade de ouvir: isso é muito importante. É interessante: quando as pessoas têm essa capacidade de escutar, falam com uma voz baixa e calma... Em vez disso, quando não a têm, falam alto; até gritam. Entre irmãos e irmãs, todos devemos conversar, ouvir o outro e falar devagar, com calma, procurando o caminho juntos. E quando ouve e fala, já está no caminho certo" 

03 de Fevereiro de 2020

"Deus deu-Se a conhecer plenamente em Jesus Cristo: n'Ele não há divisão ou separação entre Deus e o homem. Deus tornou-Se homem para tornar a vida humana, pessoal e social, um caminho concreto para a salvação. Assim, a manifestação de Deus em Cristo - incluindo os Seus gestos de cura, libertação e reconciliação que hoje somos chamados a propor de novo aos muitos feridos na beira da estrada - indica o caminho e o caminho do serviço que a Igreja pretende oferecer ao mundo... Nesse sentido, o próprio conceito de pessoa, nascido e amadurecido no cristianismo, promove a procura de um desenvolvimento totalmente humano. Porque pessoa significa sempre relacionamento, não individualismo; afirma inclusão, não exclusão; dignidade única e inviolável, não exploração; liberdade e não restrição. A Igreja não se cansa de oferecer essa sabedoria e o seu trabalho ao mundo... Convido-o a continuar esse trabalho com paciência e perseverança, confiando que o Senhor nos acompanha”

02 de Fevereiro de 2020

"O dever da solidariedade obriga a procurar apenas maneiras de compartilhar, para que não exista esta desigualdade trágica entre quem tem demais e quem não tem nada, entre quem rejeita e quem é rejeitado. Somente o caminho da integração entre os povos permite à humanidade um futuro de paz e esperança. Todos têm uma contribuição a oferecer a toda a sociedade; todos têm uma característica que pode ser útil na convivência; ninguém é excluído de contribuir com algo para o bem de todos. Isso é, ao mesmo tempo, um direito e um dever. É o princípio da subsidiaridade que garante a necessidade da contribuição de todos, seja como indivíduo ou como grupo, se queremos criar uma convivência humana aberta a todos... A vida humana é como uma orquestra que apresenta bom desempenho se os vários instrumentos estiverem em harmonia e seguirem uma partitura compartilhada por todos"

01 de Fevereiro de 2020

"Reconhecer e aceitar em eventos dolorosos a presença misteriosa de um Pai que está sempre amando, mesmo nas provações mais difíceis. As feridas sararam, sim, elas sararam. Mas as cicatrizes permanecem e permanecerão por toda a vida. E olhando para essas cicatrizes, tenhamos a coragem de crescer e criar os nossos filhos nessa dignidade, nessa fortaleza, naquele espírito de esperança, nessa coragem que teve no momento das feridas... Permaneça firme na sua intenção de não desencorajar diante das dificuldades que ainda restam... Que a Virgem Maria e os seus santos padroeiros obtenham do Senhor a força para os que ainda estão em dificuldade; que eles obtenham luz e força para os corações, para que todas as suas expectativas possam ser atendidas em breve"