JANEIRO


31 de Janeiro de 2020

"Amar com toda a alma é estar disposto a oferecer vida. Essa atitude deve persistir no tempo e abraçar todo o nosso ser. Amar com todas as nossas forças lembra-nos que onde está o nosso tesouro, o nosso coração. Satisfazemo-nos com uma vida em ordem e confortável que nos permite viver sem preocupações, sem sentir a necessidade de cultivar um espírito de pobreza enraizado n'O Coração de Cristo. Somos obrigados a alcançar a verdadeira liberdade dos filhos de Deus, num relacionamento apropriado com o mundo e com os bens terrenos. Não se esqueça: o diabo sempre entra pelo bolso, sempre. Além disso, é bom aprender a agradecer pelo que temos, desistindo generosa e voluntariamente daquilo que é supérfluo, para estar mais perto dos pobres e dos fracos"

30 de Janeiro de 2020

"Amar de todo o coração significa faze-lo sem reservas e sem submissões, sem interesses espúrios, sem procurar o próprio sucesso pessoal ou profissional. Caridade pastoral significa sair em direção ao outro, entende-lo, aceitá-lo e perdoá-lo com todo o coração. Isso é caridade pastoral! Mas, sozinho, não é possível crescer essa caridade. É por isso que o Senhor nos chamou para ser uma comunidade... Isso não sai de moda; continua a ser tão relevante hoje como nos primeiros tempos da Igreja. É um desafio contínuo: superar o individualismo, viver a diversidade como um presente"

29 de Janeiro de 2020

"Todos nós sabemos que o passado não pode ser mudado. É possível envolver-se numa purificação da memória. Em vez disso, "contemos a história de maneira diferente", livre de qualquer vestígio remanescente do ressentimento por lesões passadas que distorceram a nossa visão em relação aos outros. Hoje, como cristãos, todos somos chamados a deixar para trás todos os preconceitos em relação à fé que outros professam, a oferecer um ao outro perdão pelo pecado cometido por aqueles que vieram antes de nós e juntos a imploremos a Deus o dom da reconciliação e da unidade"

28 de Janeiro de 2020

"O cuidado de Maria, ao se apressar-se em encontrar Isabel, é o cuidado, a solicitude da Igreja, que não permanece no centro, esperando, mas vai ao encontro de todos, nas periferias; ela também vai encontrar não-cristãos e não-crentes mas ela leva todos a Jesus, que é o amor de Deus feito carne, que dá sentido à nossa vida e a salva do mal. E Nossa Senhora não vai ao seu encontro para os converter, não! Mas para nos acompanhar na jornada da vida de cada um. Lembrou-me quando, em crianças, voltávamos da escola e a nossa mãe estava na porta à nossa espera. Nossa Senhora é a nossa mãe! Ela chega sempre primeiro; segue à frente para nos receber, espera por nós. E assim, como Mãe, ensina-nos a deixarmos-nos purificar novamente pela misericórdia de Deus a fim de testemunhar a santidade de Jesus. Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora os proteja!

27 de Janeiro de 2020

"É verdade: há uma montanha de coisas sobre as quais meditar, mas Santo Inácio diz que, quando se algo nos Exercícios Espirituais que oferece consolo ou desolação, é preciso parar por aí e não prosseguir. Certamente, cada um de nós encontrou um ou dois deles entre tudo isso. E o resto não é descartado, faz noutra altura. Talvez as coisas mais importantes e mais fortes não digam nada a alguns, e talvez uma palavra minúscula diga algo mais. Às vezes as palavras mais simples são aquelas que nos ajudam, ou as mais complicadas: O Senhor dá a palavra [certa] a cada um de nós"

26 de Janeiro de 2020

"Queridos irmãos e irmãs, que a Virgem Maria, que no Magnificat cantou a santa misericórdia de Deus, os acompanhe. Encorajo-vos a não perder de vista esse importante objetivo: ajudar o Povo de Deus a perceber e participar, com todos os sentidos, físicos e espirituais, no mistério de Deus. A música sacra e o canto litúrgico têm a tarefa de nos dar uma sensação da glória de Deus, de Sua beleza, da Sua santidade que nos envolve em uma "nuvem luminosa""

25 de Janeiro de 2020

"Ser amigo de Jesus significa antes de tudo cultivar a oração. Na oração, devemos pedir o dom precioso da humildade, para que sempre ocorra claramente que o perdão é um dom gratuito e sobrenatural de Deus... Na oração, invoquemos sempre o Espírito Santo, que é o Espírito de discernimento e compaixão. De fato, não há evangelização mais autêntica do que o encontro com o Deus da misericórdia, com o Deus que é misericórdia. Encontrar misericórdia significa encontrar a verdadeira face de Deus, como o Senhor Jesus nos revelou"

24 de Janeiro de 2020

"Quando falo de um ponto firme ou de um "ponto de articulação", a imagem mais útil é a de um jogador de basquetebol, que põe o pé firmemente no campo para fazer um ponto enquanto manobra o seu corpo para proteger a bola para encontrar alguém para quem passar ou fazer uma pausa e correr para o cesto. Para nós, esse pé giratório colocado firmemente no campo é a Cruz de Cristo. Há uma frase inscrita na parede da capela da Casa de São Miguel para Exercícios Espirituais em Buenos Aires que diz: "A Cruz permanece firmemente plantada enquanto o mundo gira" (Stat crux dum volvitur orbis), o lema de São Bruno"

23 de Janeiro de 2020

"Senhor, aumenta a nossa fé!" (Lc 17: 5). Vamos fazer com que este choro seja nosso - "aumente nossa fé'! Eu utilizo uma promessa. É sempre importante lembrar a promessa do Senhor que me colocou na minha jornada. Estou no caminho - tenho esperança: a esperança me mostra o horizonte; isso me guia; é ao mesmo tempo a minha estrela guia e o meu sustento; é a âncora que me liga a Cristo. E, cada vez que chego a uma encruzilhada, preciso de discernir um bem concreto, dou um passo à frente no amor que sou chamado a dar e da maneira que o Senhor quer que eu o dê"

22 de Janeiro de 2020

"O livro de Génesis diz-nos que a água estava lá no começo (cf. Gn 1: 2); nas palavras de São Francisco de Assis, é "útil, casta e humilde" (cf. Cântico das Criaturas). No entanto, também deve ser percebido que nem toda a água é vital, mas apenas a água que é segura e de boa qualidade. Esse é um problema que afeta a todos e é uma fonte de grande sofrimento no nosso lar comum. Deus, o Criador, não nos abandona nos nossos esforços para fornecer acesso a água potável a todos e a todas. Com o "pequeno" que temos, estaremos a ajudar a tornar o nosso lar comum um lugar mais habitável e fraterno, onde ninguém é rejeitado ou excluído, mas todos desfrutam dos bens necessários para viver e crescer em dignidade"

21 de Janeiro de 2020

"A migração, nas suas diversas formas, não é um fenómeno novo na história da humanidade. Deixou a sua marca em todas as épocas, incentivando o encontro entre os povos e o nascimento de novas civilizações. Na sua essência, migrar é a expressão desse desejo inerente pela felicidade própria de todo o ser humano, uma felicidade que deve ser procurada e perseguida. Para nós cristãos, toda a vida humana é uma jornada itinerante em direção à nossa pátria celestial"

20 de Janeiro de 2020

"Somente os corações totalmente abertos à ação da Graça são capazes de interpretar os sinais dos tempos e entender os apelos de uma humanidade que precisa de esperança e paz. E a nossa pequenez é precisamente a semente, uma semente minúscula que brotam e cresce. O Senhor rega-a e, assim, cresce. Mas a sensação de ser pequeno é realmente o primeiro passo para confiar no poder de Deus. Vá, vá em frente por esse caminho"

19 de Janeiro de 2020

"Uma cultura é fortalecida pela sua abertura e troca de pontos de vista com outras culturas, desde que tenha uma consciência clara e madura dos seus próprios princípios e valores. Somos chamados a entender e apreciar os valores dos outros, superando a tentação da indiferença e do medo. Nunca tenha medo da reunião, do diálogo, do debate" 


18 de Janeiro de 2020

"Não tenha medo de se abrir para os horizontes do Espírito Santo e se receber o dom da fé - porque a fé é um dom - não tenha medo de se abrir ao encontro com Cristo e aprofundar o seu relacionamento com Ele. A fé nunca limita o alcance da razão, mas abre-a para uma visão integral do homem e da realidade, protegendo-nos do perigo de reduzir a pessoa à "matéria humana". Com Jesus, as dificuldades não desaparecem, mas são encaradas de maneira diferente, sem medo, sem mentir para si e para os outros. Eles são confrontados com a luz e a força que vêm d'Ele"



17 de Janeiro de 2020

""Muitas vezes eu falei sobre ver o dinheiro como um ídolo. A Bíblia diz-nos isso de várias maneiras. Não por acaso, o primeiro ato público de Jesus, no Evangelho de João, é a expulsão dos mercadores do templo" (cf. 2: 13-21). Não podemos entender o novo Reino oferecido por Jesus se não nos libertarmos dos ídolos, dos quais o dinheiro é um dos mais poderosos. Portanto, como é possível ser comerciante que Jesus não expulsa? O dinheiro é importante, especialmente quando não existe e a comida, a escola e o futuro das crianças dependem disso. Mas torna-se um ídolo quando se torna o objetivo. A ganância, que por coincidência é um pecado capital, é o pecado da idolatria, porque a acumulação de dinheiro torna-se o objetivo das próprias ações. Foi precisamente Jesus quem definiu o dinheiro como "senhor": "Ninguém pode servir a dois senhores". Existem dois: Deus e o dinheiro, o anti-Deus, o ídolo. Jesus disse isso. No mesmo nível de escolha. Pense sobre isso."

16 de Janeiro de 2020

"Vivemos imersos na chamada cultura da fragmentação, do provisório, que nos leva a viver de maneira "à la carte" e a ser escravos do que está na moda. Essa cultura promove a necessidade de ter sempre "portas laterais" abertas para outras possibilidades; alimenta o consumismo e esquece a beleza da vida simples e austera, causando muitas vezes um grande vazio existencial. Um forte relativismo prático também se espalhou, segundo o qual tudo é julgado em relação a uma auto-realização que geralmente é estranha aos valores do Evangelho. Vivemos numa sociedade em que as regras económicas substituem as morais, ditam as leis e impõem os seus próprios sistemas de referência às custas dos valores da vida; uma sociedade onde a tirania do dinheiro e do lucro promove uma visão da existência na qual aqueles que não produzem são descartados. Nesta situação, é claro que é preciso primeiro deixar-se evangelizar para se envolver na evangelização"

15 de Janeiro de 2020

""Quem pode aprender o conselho de Deus?" (Sab 9:13) Há sempre dois protagonistas na história: Deus e o homem. A nossa tarefa é perceber o chamamento de Deus e depois fazer a vontade Dele. Mas, para fazer a vontade Dele, devemos perguntar-nos: "Qual é a vontade de Deus na minha vida?" Seguir Jesus é uma tarefa séria e, ao mesmo tempo, cheia de alegria; é preciso uma certa ousadia e coragem para reconhecer o divino Mestre entre os mais pobres e os que são deixados de lado e entregar-se ao Seu serviço. E cada um de nós pode dizer: "Assim como o Senhor veio encontrar-me e desceu quando necessitei, eu também O encontro, curvando-me diante daqueles que perderam a fé ou que vivem como se Deus não existisse, diante de jovens sem valores ou ideais, diante de famílias em crise, diante de doentes e encarcerados, diante de refugiados e imigrantes, diante de fracos e indefesos de corpo e espírito, diante de crianças abandonadas, diante de idosos que estão por conta própria. Onde quer que alguém esteja estendendo a mão, pedindo ajuda para se levantar, é aqui que deve estar a nossa presença - e a presença da Igreja que sustenta e oferece esperança"

14 de Janeiro de 2020

"Reconstruir corações, não significa dizer "amanhã será melhor" - não é otimismo, não, não há lugar para otimismo aqui: há para a esperança, mas não para otimismo. Otimismo é uma atitude que pode ser útil em num determinado momento, que nos leva em frente mas não tem substância. Hoje precisamos de esperança para reconstruir, e isso é feito com as mãos"

13 de Janeiro de 2020

"" Todos nós podemos viver, mas não podemos viver sem esperança". Não podemos olhar para o futuro se não soubermos valorizar-nos, se não sentirmos que a nossa vida, as nossas mãos, a nossa história valem a pena ou o esforço... A esperança nasce quando conseguimos sentir que nem tudo está perdido; e para que isso aconteça, é necessário começar "em casa", para começar connosco mesmos. Nem tudo está perdido. Eu não estou perdido; eu valho alguma coisa, e valho muito. Peço-vos um pouco de silêncio agora e peço a cada um que se pergunte: "É verdade que nem tudo está perdido?", "Estou perdido?", "Eu valho a pena?Pouco ou muito?". As maiores ameaças à esperança são aquelas que nos desvalorizam, as que sugam o nosso valor e acabam fazendo-nos sentir deprimidos, não é? Palavras que nos fazem sentir em segundo lugar, ou até em quarto lugar"

12 de Janeiro de 2020

"Espero que cada um de vocês saiba semear as sementes da esperança e da ressurreição, através das bênçãos de Nossa Senhora e contemplando a fragilidade de Cristo, que assumiu o pecado por nós e que Se deixou levar à morte para nos salvar. Quero reiterar mais uma vez a confiança que Jesus nos pede: a misericórdia que abraça a todos e é encontrada em todos os cantos do mundo. Não há lugar fora do alcance de sua misericórdia, espaço ou pessoa que Ele não possa tocar" 

11 de Janeiro de 2020

"Sei que não é fácil dar-se bem num mundo cada vez mais competitivo, mas é pior permitir que o mundo competitivo arruine o destino das pessoas... Quando o bem comum é usado apenas a serviço do lucro e do capital, isso tem um nome: é chamado exclusão e, através dela, a cultura descartável torna-se cada vez mais forte. Descartável e exclusão"


10 de Janeiro de 2020

"Que tipo de mundo queremos deixar aos nossos filhos? Eu acredito que a grande maioria de nós pode concordar. Este é precisamente o nosso horizonte, o nosso objetivo, e temos que nos unir e trabalhar para isso. É sempre bom pensar no que eu gostaria de deixar para os meus filhos; também é uma boa maneira de pensar nos filhos dos outros... As três dimensões: trabalho, hospedagem, terra. Que tipo de cultura queremos para aqueles que virão depois de nós? Que ar eles respirarão? Um ar contaminado pela corrupção, violência, insegurança e suspeita ou, pelo contrário, um ar capaz de gerar - e a palavra é crucial - gerar alternativas, renovação e mudança? Gerar é ser co-criador de Deus. Isso, naturalmente, envolve muito esforço"

09 de Janeiro de 2020

"Deus não tem simplesmente o desejo ou a capacidade de amar; Deus é amor: a caridade é a Sua essência, é a Sua natureza. Ele é único, mas não é solitário; ele não pode ficar sozinho, não pode se fechar porque é comunhão, é caridade; e a caridade, por sua natureza, é comunicada e compartilhada. Desta maneira, Deus associa o homem à sua vida amorosa, e mesmo que o homem se afaste dele, Deus não permanece distante, mas sai ao seu encontro. Essa saída para nos encontrar, culminando na Encarnação do Seu Filho, é a Sua misericórdia. É a maneira d'Ele se expressar para nós pecadores, o rosto d'Ele que olha para nós e cuida de nós"

08 de Janeiro de 2020

"O ato de caridade não é, de facto, apenas uma esmola para acalmar a consciência... A caridade, portanto, está no centro da vida da Igreja e, nas palavras de Santa Teresa do Menino Jesus, é verdadeiramente o coração da Igreja. Tanto para os membros individuais dos fiéis quanto para a comunidade cristã como um todo, as palavras de Jesus mantêm-se verdadeiras: que a caridade é o primeiro e o maior dos mandamentos: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma e com toda a tua mente e com toda a tua força... Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mc 12: 30-31)"

07 de Janeiro de 2020

""Trabalhar juntos" significa investir em projetos capazes de envolver assuntos que muitas vezes são esquecidos. Entre eles estão, antes de tudo, as famílias - o ponto focal da humanidade - em que a experiência do trabalho, o sacrifício que a alimenta e os frutos que dela derivam - encontram significado e valor. Juntamente com as famílias, não podemos esquecer os grupos mais fracos e marginalizados, como os idosos, que ainda poderiam oferecer recursos e energia para uma colaboração ativa, mas são frequentemente descartados como inúteis e improdutivos. "Trabalhar juntos" significa, de facto, basear o trabalho não no génio isolado de um indivíduo mas na cooperação de muitos. Significa, por outras palavras, "criar uma rede" para tirar proveito dos dons de todos sem, no entanto, negligenciar a singularidade distinta de cada pessoa... com os seus sonhos, as suas necessidades, as suas esperanças, o seu trabalho"

06 de Janeiro de 2020

"O destino de cada pessoa é simbolizado nesta jornada dos Magos do Oriente: a nossa vida é uma jornada iluminada pelas luzes que iluminam o nosso caminho para encontrar a plenitude da verdade e do amor que nós- cristãos- reconhecemos em Jesus, a Luz do mundo. Como os Magos, todas as pessoas têm dois grandes "livros" que fornecem os sinais para guiar essa peregrinação: o livro da criação e o livro das Escrituras sagradas. O importante é que estejamos atentos, alertas e escutemos a Deus que fala connosco, que fala sempre connosco... Ouvir o Evangelho, lendo-o, meditando-o e tornando-o nosso alimento espiritual, especialmente permite-nos encontrar vivos Jesus, experimentar o Seu amor. Pelo exemplo dos Magos, com as nossas pequenas luzes, podemos buscar a Luz e manter a fé. Que assim seja"

05 de Janeiro de 2020

"Ao começarmos este novo ano, pergunte-mo-nos: eu sei ver com o coração? Eu sei como olhar as pessoas com o coração? Levo a sério as pessoas com quem vivo? Ou eu levei-os a baixo por fofocas? E acima de tudo, coloco o Senhor no centro do meu coração, ou coloco outros valores, outros interesses, como progresso, riquezas, poder? Somente se levarmos a vida a sério saberemos cuidar e superar a indiferença ao redor. Então, peçamos a graça de viver este ano com o desejo de levar os outros a sério e cuidar deles"

04 de Janeiro de 2020

"Queridos irmãos e irmãs, no vosso apostolado diário não se deixem condicionar pela idade ou pelo número. O que conta mais é a capacidade de repetir o "sim" inicial ao chamado de Jesus que continua a ser ouvido, de novas formas, em todas as épocas da vida. O nosso chamamento e a nossa resposta mantêm a nossa esperança viva. Profecia, proximidade, esperança. Ao viver dessa maneira, terá alegria no seu coração - o sinal distintivo dos seguidores de Jesus. Eu abençoo-vos e confio-vos a Nossa Mãe."

03 de Janeiro de 2020

“Encorajo-vos a testemunhar a partir do vosso estilo de vida pessoal e da associação: testemunho de gratuidade, solidariedade e espírito de serviço. Quando os discípulos de Cristo são transparentes no coração e sensíveis na vida, eles trazem a luz do Senhor para os lugares onde vivem e trabalham. Abençoou a todos - as vossas famílias e os vossos compromissos. Por favor, não se esqueçam de orar por mim.”

02 de Janeiro de 2020

"A educação ajuda as pessoas a não acreditarem no engano daqueles que gostariam de convencê-las de que o trabalho, o esforço diário, o dom de si e o estudo não têm valor. É essencial educar e seguir o caminho luminoso e exigente da honestidade, evitando os atalhos de favoritismo e recomendações. A ilegalidade é como um polvo oculto: está oculto, submerso, mas com seus tentáculos apreende e envenena, poluindo e causando tanto dano. Educar é uma grande vocação: como São José treinou Jesus na arte da carpintaria, também nós somos chamados a ajudar as gerações mais jovens a descobrir a beleza do trabalho verdadeiramente humano."

01 de Janeiro de 2020

"Toda a prática autêntica de religião não pode deixar de promover a paz. A recente celebração do Natal lembra-nos isso: contemplamos o nascimento de uma Criança vulnerável que é "nomeada Conselheira Maravilhosa, Deus Poderoso, Pai Eterno, o Príncipe da Paz" (cf. Is 9, 5). O mistério da Encarnação mostra-nos a verdadeira face de Deus, para quem o poder não significa força ou destruição, mas amor, e para quem a justiça não é vingança, mas misericórdia."