JUNHO


11 de Junho de 2020

"Agora, no meio desta pandemia, penso em ti de uma maneira especial e desejo expressar minha proximidade contigo... Costumas sentir raiva e impotência diante de desigualdades persistentes e quando qualquer desculpa é suficiente para manter esses privilégios. No entanto, não se resignam a reclamar: arregaçam as mangas e continuam a trabalhar para as vossas famílias, as vossas comunidades e para o bem comum. A tua resiliência ajuda-me, desafia-se e ensina-se bastante"

10 de Junho de 2020

"Porque ninguém é um extra no cenário mundial e a história de todos está aberta a possíveis mudanças. Mesmo quando falamos do mal, podemos aprender a deixar espaço para a redenção; no meio do mal, também podemos reconhecer a operação da bondade e dar-lhe espaço"

09 de Junho de 2020

"Na vida do nosso "Pai na fé", vemos uma nova maneira de nos relacionarmos-nos com Deus. Abraão ouve a voz de Deus e confia nas suas palavras e promessas. Em obediência à palavra divina, ele deixa a sua vida anterior para trás, a caminho de onde Deus o leva, até o teste final de ser solicitado a sacrificar o seu próprio filho, Isaac. Com essa fidelidade, ele torna-se um membro da família de Deus, capaz até de discutir com ele, mas sempre fiel. A obediência de Abraão à palavra marca um passo radicalmente novo no desenvolvimento religioso do homem. A partir de agora, a vida dos crentes é vista em termos de vocação, um chamado pessoal para viver a vida em cumprimento às promessas de Deus. O Deus de Abraão, então, torna-se "meu Deus", o Senhor da minha própria história que guia os meus passos e nunca me abandona. Que possamos aprender com o exemplo de Abraão como orar com fé: ouvir, caminhar, conversar e até discutir com Deus, mas sempre preparado para acolher a palavra e colocá-la em prática"

08 de Junho de 2020

"Muitas pessoas sofrem devido às grandes dificuldades que enfrentam. Podemos ajudá-los acompanhando-os ao longo de um itinerário cheio de compaixão que transforma a vida das pessoas. Ele aproxima-os do Coração de Cristo, que acolhe todos nós na revolução da ternura. Oramos para que todos os que sofrem possam encontrar o seu caminho na vida, deixando-se tocar pelo Coração de Jesus"

07 de Junho de 2020

"A nossa própria história torna-se parte de toda a grande história. Ao ler as Escrituras, as histórias dos santos e também os textos que lançam luz sobre o coração humano e a sua beleza, o Espírito Santo é livre para escrever nos nossos corações, revivendo a nossa memória do que somos aos olhos de Deus. Quando nos lembramos do amor que nos criou e nos salvou, quando fazemos do amor parte das nossas histórias diárias, quando tecemos a tapeçaria dos nossos dias com misericórdia, estamos a virar outra página. Não ficamos presos a arrependimentos e tristezas, vinculados a uma memória doentia que sobrecarrega nossos corações... Contar a Deus que a nossa história nunca é inútil: mesmo que o registo dos eventos permaneça o mesmo, o significado e a perspectiva estão sempre a mudar. Contar a nossa história ao Senhor é entrar no seu olhar de amor compassivo por nós e pelos outros. Podemos contar-Lhe as histórias que vivemos, trazendo-Lhe as pessoas e as situações que preenchem as nossas vidas. Com Ele, podemos re-tecer o tecido da vida, escurecendo os seus rasgos e lágrimas. Quanto nós, todos nós, precisamos fazer exatamente isso!"

06 de Junho de 2020

"A oração é sempre uma cadeia de vida: muitos homens e mulheres que oram semeiam a vida. A oração semeia a vida, pequenas orações: é por isso que é tão importante ensinar as crianças a orar. Sofro quando encontro crianças que não sabem fazer o sinal da cruz. Eles precisam de ser ensinados a fazer o sinal da cruz corretamente, porque é a primeira oração. Então talvez eles possam esquecer-se, seguir outro caminho, mas as primeiras orações aprendidas quando eram crianças permanecem no coração, porque são uma semente da vida, a semente do diálogo com Deus. A jornada de Deus na história de Deus é transmitida através deles: ela passou por um "restante" da humanidade que não se conformava à lei do mais apto, mas pediu a Deus que realizasse os seus milagres e, acima de tudo, que transformasse a nossa vida. corações de pedra em corações de carne (cf. Es 36, 26). E isso ajuda a oração: porque a oração abre a porta para Deus, transformando os nossos corações muitas vezes pedregosos num coração humano. E isso exige muita humanidade, e com humanidade pode-se orar bem"

05 de Junho de 2020

"O plano de Deus para a humanidade é bom, mas nos nossos assuntos diários experimentamos a presença do mal. É uma experiência diária... Não te esqueças disso: o tentador é um mau pagador, ele não paga bem... Enquanto quase todos se comportam de maneira perversa, tornando o ódio e a conquista o grande motor dos negócios humanos, há pessoas capazes de orar a Deus com sinceridade, capaz de escrever o destino da humanidade de uma maneira diferente... Temos a impressão de que a oração é um baluarte; é o refúgio do homem diante da onda do mal que cresce no mundo. Numa inspeção mais detalhada, também oramos para ser salvos de nós mesmos. É importante orar: "Senhor, por favor, salva-me de mim mesmo, das minhas ambições, das minhas paixões." As pessoas que oram nas primeiras páginas da Bíblia são obreiros da paz: de facto, quando a oração é autêntica, liberta-a dos instintos da violência e é um olhar dirigido a Deus, para que ele volte a cuidar do coração da humanidade... A oração cultiva canteiros de flores em locais onde o ódio do homem só foi capaz de expandir o deserto. E a oração é poderosa porque atrai o poder de Deus e o poder de Deus dá sempre vida: sempre. Ele é o Deus da vida e causa o renascimento"

04 de Junho de 2020

"Queridos irmãos e irmãs nos Estados Unidos, testemunhei com grande preocupação a perturbação social na vossa nação nos últimos dias, após a trágica morte do senhor George Floyd. Meus amigos, não podemos tolerar ou fechar os olhos ao racismo e à exclusão de qualquer forma e, no entanto, pretendemos defender a santidade de toda vida humana. Ao mesmo tempo, precisamos de reconhecer que a violência das noites recentes é autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e muito se perde. Hoje, junto-me à Igreja em Saint Paul e Minneapolis, e em todos os Estados Unidos, orando pelo repouso da alma de George Floyd e de todos os outros que perderam a vida como resultado do pecado do racismo. Oremos pelo consolo das suas famílias e amigos em luto e imploremos a reconciliação nacional e a paz pela qual ansiamos. Que Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América, interceda por todos aqueles que trabalham pela paz e pela justiça na sua terra e em todo o mundo. Que Deus abençoe todos vocês e as vossas famílias"

03 de Junho de 2020

""Quando comeres... serás como Deus"(cf. Gn 3: 4): a tentação da serpente introduz no tecido da história um nó difícil de desfazer. "Se possuis, tornarás, alcançarás..." Esta é a mensagem sussurrada por aqueles que ainda hoje usam histórias para fins de exploração. Quantas histórias servem para nos embalar, convencendo-nos de que, para sermos felizes, precisamos continuamente de ganhar, possuir e consumir. Podemos nem perceber como somos gananciosos por conversas e fofocas, ou quanta violência e falsidade estamos a consumir. Muitas vezes, nas plataformas de comunicação, em vez de histórias construtivas que servem para fortalecer os laços sociais e o tecido cultural, encontramos histórias destrutivas e provocativas que desgastam e quebram os frágeis fios que nos unem como sociedade. Ao juntar partes de informações não verificadas, repetir argumentos banais e enganosamente persuasivos, enviando mensagens estridentes e odiosas, não ajudamos a tecer a história humana, mas tiramos a dignidade dos outros. Mas enquanto as histórias empregadas para exploração e poder têm uma vida útil curta, uma boa história pode transcender os limites do espaço e do tempo. Séculos depois, continua oportuno, pois nutre a vida"

02 de Junho de 2020

"Os seres humanos são contadores de histórias. Desde a infância, ansiamos por histórias, assim como ansiamos por comida. As histórias influenciam as nossas vidas, seja na forma de contos de fadas, romances, filmes, músicas, notícias, mesmo que nem sempre percebamos isso. Muitas vezes, decidimos o que é certo ou errado, com base em personagens e histórias que criamos. As histórias deixam a sua marca em nós; elas moldam as nossas convicções e o nosso comportamento. Elas podem ajudar-nos a entender e comunicar quem somos... As histórias de diferentes idades têm um "tear" comum: o fio da sua narrativa envolve "heróis", incluindo heróis do quotidiano, que, após um sonho, enfrentam situações difíceis e combatem o mal, impulsionado por uma força que os torna corajosos, a força do amor. Mergulhando nas histórias, podemos encontrar razões para enfrentar heroicamente os desafios da vida"

01 de Junho de 2020

"A Igreja é feminina porque é 'igreja' e é 'noiva'. E ela é mãe; ela dá vida. Noiva e mãe. E os Pais vão mais longe e dizem que até a sua alma é a noiva de Cristo e mãe. E é com essa atitude que vem de Maria, que é Mãe da Igreja, com essa atitude que podemos entender essa dimensão feminina da Igreja, que, quando não existe, a Igreja perde sua identidade e torna-se uma organização de caridade ou uma equipa de futebol ou qualquer outra coisa, mas não a Igreja... Uma Igreja que é mãe segue o caminho da ternura. Ela conhece a linguagem de tanta sabedoria de carícias, de silêncio, de olhar que conhece compaixão, que conhece silêncio. É também uma alma, uma pessoa que vive dessa maneira de ser membro da Igreja, sabendo que é como uma mãe e deve seguir o mesmo caminho: uma pessoa que é gentil, terna, sorridente, cheio de amor"