MARÇO


31 de Março de 2020

"Abraçar a Sua cruz significa encontrar coragem para abraçar todas as dificuldades do tempo presente, abandonando por um momento o nosso desejo por poder e posses, a fim de abrir espaço para o Espírito Santo"

30 de Março de 2020

"Aos Teus pés, ó meu Jesus, eu me prostro e ofereço o arrependimento do meu coração contrito, que é humilhado na sua insignificância e na Tua santa presença. Eu Te adoro no Sacramento do Teu amor, a Eucaristia inefável. Desejo receber-Te na pobre habitação que o meu coração Te oferece. Enquanto espero a felicidade da comunhão sacramental, desejo Te possuir em espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, já que eu, da minha parte, venho a Ti! Que o Teu amor abrace todo o meu ser na vida e na morte. Eu acredito em Ti, espero por Ti, eu amo-Te. Ámen." 

29 de Março de 2020

"Existem três coisas que são necessárias para fazer uma verdadeira oração. A primeira é a fé: se não tens fé e, muitas vezes, a oração é apenas oral, da boca, mas não vem da fé do coração, ou de uma fé fraca. Mas tenho fé ou é um hábito? Sejamos cuidadosos na oração: não caias no hábito sem a consciência de que o Senhor está lá, que estás a falar com o Senhor e que Ele é capaz de resolver o problema. A segunda condição que o próprio Jesus nos ensina é a perseverança. Fé e perseverança andam juntas, porque se tens fé, tens a certeza de que o Senhor te dará o que pedes. E se o Senhor te faz esperar, continua, no final, o Senhor dá a graça. Mas o Senhor não faz isso, é interessante ou diz "é melhor esperar": não. Ele faz isso para o nosso próprio bem, para que levemos as coisas a sério. Leve a oração a sério, não como papagaios: blá, blá, blá, blá, blá e nada mais... E a terceira coisa que Deus quer na oração é coragem. Alguém pode pensar: é preciso coragem para orar e estar diante do Senhor? Nestes dias, é necessário orar mais. Imagine se orássemos assim. Com fé para que o Senhor possa intervir; com perseverança e coragem. O Senhor nunca ilude. Ele faz-nos esperar. Ele leva o seu tempo. Mas Ele nunca ilude. Fé, perseverança e coragem."

28 de Março de 2020

"Reza hoje pelas pessoas que estão a começar a ter problemas financeiros devido à pandemia, porque não podem trabalhar e tudo isso recai sobre a família. Reza pelas pessoas que têm esse problema"

27 de Março de 2020

"Sentir-se esperançoso não significa ser ingénuo de forma otimista e ignorar a tragédia que a humanidade está a enfrentar. A esperança é a virtude de um coração que não se trava na escuridão, que não mora no passado, não sobrevive simplesmente no presente, mas que é capaz de ver o amanhã. A esperança é a porta que se abre para o futuro. A esperança é uma semente humilde e oculta da vida que, com o tempo, se transformará numa grande árvore. É como um fermento invisível que permite que toda a massa cresça, que traz sabor a todos os aspectos da vida. E pode fazer muito, porque uma pequena luzinha que se alimenta de esperança é suficiente para quebrar o escudo da escuridão. Um único indivíduo é suficiente para a esperança existir, e esse indivíduo podes ser tu. E então haverá outro "tu" e outro "tu", e ele se transformará num "nós". E assim, a esperança começa quando temos um "nós"? Não. A esperança começou com um "tu". Quando existe um "nós", começa uma revolução"

26 de Março de 2020

"Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, compaixão, ternura. Vamos ficar unidos. Façamos com que a nossa proximidade se faça sentir com as pessoas mais solitárias e mais experientes. A nossa proximidade com médicos, profissionais de saúde, enfermeiros e enfermeiros, voluntários... A nossa proximidade com as autoridades que devem tomar medidas difíceis, mas para o nosso próprio bem. A nossa proximidade com os policiais, com os soldados que tentam sempre manter a ordem na estrada, para que as coisas que o governo pede para fazer, para o bem de todos nós, sejam realizadas. Proximidade com todos"


25 de Março de 2020

"Nestes dias de provação, à medida que a humanidade treme diante da ameaça da pandemia [coronavírus], proponho que todos os cristãos unam as suas vozes ao Céu. Convido os chefes das igrejas e os líderes de todas as comunidades cristãs, juntamente com todos os cristãos das várias confissões, a invocar o Todo-Poderoso, o Deus Todo-Poderoso, recitando contemporaneamente a oração que Nosso Senhor Jesus nos ensinou. Convido, portanto, todos a recitar o Pai-Nosso ao meio-dia de 25 de março. No dia em que muitos cristãos recordam a anunciação à Virgem Maria da Encarnação da Palavra, para que o Senhor possa ouvir a oração unanime de todos os seus discípulos, que se preparam para celebrar a vitória do Cristo ressuscitado"


24 de Março de 2020

"Atualmente, ouvimos as notícias de tantas pessoas que estão a morrer, a morrer sozinhas, sem poder dizer adeus aos seus entes queridos... Vamos pensar neles e orar por eles. Também pelas famílias, que não podem acompanhar os seus entes queridos nessa jornada. Oremos de maneira especial pelos moribundos e pelas suas famílias. Meu Jesus, creio que estás presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu te amo acima de todas as coisas e desejo recebê-Te na minha alma. Como neste momento não posso receber-Te sacramentalmente, entra, pelo menos, espiritualmente no meu coração... Eu abraço-Te como se já estivesse lá e me uno totalmente a Ti. Nunca me permitas ser separado de Ti."

23 de Março de 2020

"Deus é o teu pai; Ele não é juiz... Eu sei que muitos de vós vão à Confissão da Páscoa para se encontrar com Deus novamente. Porém, muitos me dirão hoje: "Mas, pai, onde posso encontrar um padre, um confessor, porque não se pode sair de casa? E quero fazer as pazes com o Senhor, quero que Ele me abrace, que o meu pai me abrace... O que posso fazer se não encontrar padres? "Faça o que o Catecismo diz; é muito claro: se não encontrares um padre para ouvir a tua Confissão, conversa com Deus, Ele é o teu Pai, e diz a verdade. "Senhor, eu fiz isso e aquilo e aquilo... Sinto muito", e pede perdão a Ele de todo o coração, com o Ato de Contrição e promete-Lhe:" Depois irei à Confissão, mas perdoa-me agora" E retornarás à graça de Deus imediatamente. Como ensina o Catecismo, tu mesmo podes aproximar-te do perdão de Deus sem ter um padre por perto. Pensa: é o momento! E este é o momento certo, o momento oportuno. E o ato de contrição é bem feito, e assim a nossa alma se tornará branca como a neve. Seria bom se hoje esse "retorno" ressoasse nos nossos ouvidos, "retorna ao teu pai". Ele está à tua espera e celebrará ires ao seu encontro"

22 de Março de 2020

"A água é um bem essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência da humanidade, e é necessário geri-la e cuidar dela para que não seja contaminada ou perdida... As novas gerações são chamadas - junto com todos os habitantes do planeta - a valorizar e a defender este recurso. É uma tarefa que começa com a consciencialização das pessoas que sofrem as consequências inevitáveis ​​das mudanças climáticas e de todos os que são vítimas de uma ou outra forma de exploração e contaminação da água por vários fatores. Esse desafio educacional gerará uma nova visão desse bem, produzindo gerações que valorizam e amam os recursos que a nossa mãe Terra nos oferece... Peço ao Senhor que os esforços e iniciativas realizados neste Dia Mundial da Água possam beneficiar aqueles que sofrem como resultado da escassez deste recurso; e que, como disse São Francisco de Assis, a água, "tão útil e humilde, preciosa e pura", possa servir para o nosso sustento, benefício e para as gerações futuras"

21 de Março de 2020

"Temos muito o que fazer e devemos fazê-lo juntos. Mas como podemos fazer isso com todo o mal que respiramos todos os dias? Graças a Deus, nenhum sistema pode anular o nosso desejo de nos abrirmos para o bem, a compaixão e nossa capacidade de reagir contra o mal. Agora podes me dizer: "Claro, são palavras bonitas, mas eu não sou o bom samaritano, nem a Madre Teresa de Calcutá". Pelo contrário: somos preciosos, cada um de nós. Todos e cada um de nós é insubstituível aos olhos de Deus. Através da escuridão dos conflitos de hoje, cada um de nós pode tornar-se uma vela brilhante, um lembrete de que a luz superará a escuridão e nunca o contrário"

20 de Março de 2020

"Queridos irmãos e irmãs, hoje é o primeiro dia da primavera: feliz primavera! Mas o que acontece na primavera? As plantas florescem, as árvores florescem. Eu vou fazer-te algumas perguntas. Uma árvore ou planta pode florescer completamente se estiver doente? Não! Uma árvore, uma planta que não é regada pela chuva ou artificialmente, pode florescer bem? Não. E uma árvore e uma planta cujas raízes foram removidas podem florescer? Não. Sem raízes, eles podem florescer? Não! E esta é uma mensagem: a vida cristã deve ser uma vida que deve florescer em obras de caridade, em fazer o que é bom. Mas se não tens raízes, não podes florescer, e quem é a raiz? Jesus! Se não estás com Jesus, lá nas raízes, não florescerás. Se não regares a tua vida com oração e os sacramentos, darás flores cristãs? Não! Porque a oração e os sacramentos regam as raízes e a nossa vida floresce. Espero que tua primavera possa florescer lindamente, tão florescida quanto a Páscoa irá ser; florescendo com boas obras, virtude e fazendo o bem aos outros. Lembra-te disso, este é um verso muito bonito do meu país: "O que floresce uma árvore provém do que está por baixo dela". Nunca corte as raízes de Jesus"


19 de Março de 2020

"Proteger Jesus com Maria, proteger toda a criação, proteger cada pessoa, especialmente os mais pobres, proteger-nos: este é um serviço que o Bispo de Roma é chamado a realizar, mas ao qual todos nós somos chamados, para que a estrela da esperança brilhe intensamente. Protejamos, com amor, tudo o que Deus nos deu! Imploro a intercessão da Virgem Maria, São José, Santos Pedro e Paulo e São Francisco, para que o Espírito Santo possa acompanhar o meu ministério, e peço a todos que orem por mim! Amén."

18 de Março de 2020

"Solidariedade, essa palavra bonita e, às vezes, inconveniente, não se reduz simplesmente ao trabalho social e tornou-se uma atitude padrão nas escolhas políticas, económicas e científicas, bem como nas relações entre indivíduos, povos e países. Somente educando as pessoas para uma verdadeira solidariedade seremos capazes de superar a "cultura do desperdício", que não diz respeito apenas a alimentos e bens, mas, principalmente, às pessoas que são deixadas de lado pelos nossos sistemas tecnoeconómicos que, sem se aperceber, agora colocam produtos no seu núcleo, em vez de pessoas. Solidariedade é um termo que muitos desejam apagar do dicionário. A solidariedade, no entanto, não é um mecanismo automático. Não pode ser programado ou controlado. É uma resposta livre nascida do coração de todos e de todas. Sim, uma resposta grátis! Quando se percebe que a vida, mesmo no meio de tantas contradições, é um presente, que o amor é a fonte e o sentido da vida, como podemos reter o desejo de fazer o bem a outro ser?"

17 de Março de 2020

"O futuro é feito de "tus", é feito de encontros, porque a vida flui através das nossas relações com os outros. Alguns anos de vida reforçaram a minha convicção de que a existência de todos e de todas está profundamente ligada à dos outros: a vida não é apenas o tempo que passa, a vida é sobre as interações. Enquanto encontro, ou dou ouvidos aos que estão doentes, aos migrantes que enfrentam terríveis dificuldades em busca de um futuro melhor, aos prisioneiros que carregam muita dor no coração e àqueles, muitos deles jovens, que não conseguem encontrar um emprego, muitas vezes pergunto-me: "Porquê eles e não eu?". Eu próprio nasci numa família de migrantes; o meu pai, os meus avós, como muitos outros italianos, partiram para a Argentina e conheceram o destino daqueles que ficaram sem nada. Eu poderia muito bem ter acabado entre as pessoas "descartadas" de hoje. E é por isso que eu sempre me pergunto, no fundo do meu coração: "Porquê eles e não eu?". Nenhum de nós é uma ilha, um "eu" autónomo e independente, separado do outro, e só podemos construir o futuro permanecendo juntos, incluindo todos. Não pensamos nisso com frequência, mas tudo está conectado e precisamos restaurar as nossas conexões para um estado saudável. Até o julgamento duro que tenho no meu coração contra o meu irmão ou a minha irmã, a ferida aberta que nunca foi curada, a ofensa que nunca foi perdoada, o rancor que só me vai me magoar, são todos exemplos de uma luta que eu carrego dentro de mim, uma labareda no fundo do meu coração que precisa de ser extinta antes que acenda chamas, deixando apenas cinzas para trás"

16 de Março de 2020

"Para fazer o bem, precisamos de memória, precisamos de coragem e criatividade. Sim, o amor exige uma atitude criativa, concreta e engenhosa. Boas intenções e fórmulas convencionais, muitas vezes usadas para apaziguar a nossa consciência, não são suficientes. Vamos ajudar-nos uns aos outros, todos juntos, a lembrar que o outro não é uma estatística ou um número. O outro tem um rosto. O "tu" é sempre uma presença real, uma pessoa para cuidar"

15 de Março de 2020

"Há uma parábola que Jesus disse para nos ajudar a entender a diferença entre aqueles que preferem não ser incomodados e aqueles que cuidam do outro. Tenho certeza que já ouviste isto antes. É a parábola do bom samaritano. Quando Jesus foi perguntado: "Quem é o meu próximo?" - ou seja, "Quem devo cuidar?" - Ele contou esta história, a história de um homem que foi agredido, roubado, espancado e abandonado numa estrada de terra. Ao vê-lo, um padre e um levita, duas pessoas muito influentes da época, passaram por ele sem parar para ajudar. Depois de um tempo, um samaritano, uma etnia muito desprezada na época, passou por lá. Vendo o ferido deitado no chão, ele não o ignorou como se nem estivesse lá. Em vez disso, ele sentiu compaixão por esse homem, que o obrigou a agir de uma maneira muito concreta. Ele derramou óleo e vinho nas feridas do homem indefeso, levou-o a um albergue e pagou para ele ser assistido. A história do bom samaritano é a história da humanidade de hoje. Os caminhos das pessoas estão cheios de sofrimento, pois tudo é centrado em dinheiro e coisas, em vez de pessoas. E muitas vezes existe esse hábito, por pessoas que se dizem "respeitáveis", de não cuidar dos outros, deixando para trás milhares de seres humanos, ou populações inteiras, ao lado da estrada. Felizmente, também existem aqueles que criam um novo mundo cuidando do outro, mesmo com o próprio dinheiro. Madre Teresa na verdade disse: "Não se pode amar, a menos que seja às suas próprias custas""

14 de Março de 2020

"Muitos de nós, hoje em dia, parecem acreditar que um futuro feliz é algo impossível de alcançar. Embora essas preocupações devam ser levadas muito a sério, não são invencíveis. Podem ser superadas ao não trancarmos a nossa porta para o mundo exterior. A felicidade só pode ser descoberta como um presente de harmonia entre o todo e cada componente única... Quão maravilhoso seria se o crescimento da inovação científica e tecnológica viesse com mais igualdade e inclusão social. Quão maravilhoso seria, enquanto descobrimos planetas distantes, redescobrir as necessidades dos irmãos e irmãs que orbitam à nossa volta"

13 de Março de 2020

"Ternura não é fraqueza; é fortaleza. É o caminho da solidariedade, o caminho da humildade. Por favor, permite-me dizer em voz alta e clara: quanto mais poderoso fores, mais as tuas ações terão impacto nas pessoas, mais responsável serás por agir com humildade. Se não o fizeres, o teu poder irá arruinar-te. Há um ditado na Argentina: "O poder é como beber um gin com o estômago vazio". Sentes-te tonto, ficas bêbado, perdes o equilíbrio e acabas por te magoares a ti e às pessoas ao teu redor, se não conectares o teu poder com humildade e ternura. Por meio da humildade e do amor concreto, por outro lado, o poder - o mais alto, o mais forte - torna-se um serviço, uma força para o bem. O futuro da humanidade não está exclusivamente nas mãos de políticos, de grandes líderes, de grandes empresas. Sim, eles têm uma enorme responsabilidade. Mas o futuro está, acima de tudo, nas mãos das pessoas que reconhecem o outro como um "tu" e elas mesmas como parte de um "nós". Todos precisamos uns dos outros. E então, por favor, pensa em mim também com ternura, para que eu possa cumprir a tarefa que me foi dada para o bem do outro, de todos e de todas, de todos vocês, de todos nós. Obrigado"

12 de Março de 2020

"Esta história, composta de grandes testemunhas de fé e momentos de provação, de invernos rigorosos e de nascentes prósperas, pertence-lhe. É bom preservá-lo, não permanecendo ancorado no passado, mas vivendo os eventos que cada época apresenta com o apoio de uma memória evangélica viva que abraça uma história maior que a nossa e que permanece sempre aberta à ação do Espírito. Ao fortalecer a sua memória eclesial, será ajudado a superar uma perigosa tentação que pode surgir: adaptação à mediocridade, acomodação a uma vida "normal" - entre aspas! - onde tudo acontece sem zelo ou ardor, e onde, mais cedo ou mais tarde, acaba tornando-se um ciumento guardião do seu próprio tempo, da sua própria segurança, do seu próprio bem-estar. Em vez disso, estimulado pelos exemplos das suas grandes testemunhas na fé, aspire a um ministério inflamado do Evangelho, com o sabor forte e genuíno do presente"

11 de Março de 2020

"A história é sem dúvida um património de experiências valiosas para preservar e usar como um impulso para o futuro. Caso contrário, seria reduzido a um museu, interessante e agradável de visitar, mas não capaz de fornecer força e coragem para continuar a jornada"

10 de Março de 2020

""Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." A "terra" a conquistar é a salvação dos nossos irmãos. Não existe terra melhor do que o coração de alguém, nenhuma terra mais bonita para ganhar do que a paz renovada com um irmão ou irmã. Esta é a terra para herdar."

09 de Março de 2020

"O Senhor Jesus! Filho de Deus, vítima inocente do nosso resgate, diante da Sua bandeira real, diante do mistério da Sua morte e glória, diante do cadafalso [do carrasco], nos ajoelhamos com vergonha e esperança e pedimos que nos banhe no sangue e na água que fluía do Seu coração despedaçado; perdoe os nossos pecados e as nossas falhas; pedimos que Se lembre dos nossos irmãos esmagados pela violência, indiferença e guerra; pedimos que quebre as correntes que nos mantêm presos no nosso egoísmo, na nosso voluntária cegueira e na vaidade dos nossos cálculos mundanos"

08 de Março de 2020

"A esperança de que os nossos nomes estejam gravados no Seu coração e que estejamos fixados na pupila dos Seus olhos; a esperança de que sua Cruz possa transformar os nossos corações endurecidos em corações de carne capazes de sonhar, perdoar e amar; para que possa transformar esta noite escura da Sua cruz no brilhante amanhecer da Sua ressurreição; a esperança de que a Sua fidelidade não seja baseada em nós mesmos; a esperança de que as hostes de homens e mulheres que são fiéis à sua cruz possam continuar a permanecer fiéis à fidelidade, assim como o fermento dá sabor e a luz revela novos horizontes no corpo da nossa humanidade ferida; a esperança de que a Sua Igreja procurará ser a voz que clama no deserto da humanidade, a fim de preparar o caminho para o Seu retorno triunfante, quando virá para julgar os vivos e os mortos; A esperança de que o bem seja vitorioso, apesar da Sua aparente derrota!"

07 de Março de 2020

"Permaneça aberto ao mundo ao seu redor. Envolva-se prontamente em diálogo com os seus vizinhos, mesmo com aqueles que possam ter outras ideias para além das suas. É no diálogo que podemos moldar um futuro compartilhado. Através do diálogo, construímos a paz, cuidando de todos e dialogando com todos... Vá em frente, alcance todas as periferias! Vá em frente e seja Igreja lá, com a força do Espírito Santo!"

06 de Março de 2020

"Expanda o seu próprio coração para expandir o coração das suas paróquias. Leve a sua fé às ruas, encontre todos, receba todos, ouça todos, abrace todos. Toda a vida é uma vida amada pelo Senhor, e todo o rosto nos mostra o rosto de Cristo, especialmente os rostos dos pobres, dos que sofrem, dos que se sentem abandonados, dos que fogem da morte, dos que que buscam refúgio nos nossos lares e cidades"

05 de Março de 2020

"Lembre-se: não fique a olhar por cima do ombro, porque tropeçará e cairá! Não fique a olhar-se ao espelho: muitos de nós são feios, então é melhor nem olhar! E não descanse numa poltrona: isso falo-á engordar e não ajudará o seu colesterol! Olhar para trás na longa jornada da vida ajuda-nos a perceber quem são as pessoas que andam connosco, cuidando-nos umas das outras, ajudando a crescer humanamente e com fé, compartilhando com outras pessoas a misericórdia com que o Senhor nos acaricia. Encorajo-vos a continuar a ser um bando de discípulos missionários que experimentam e testemunham a alegria de saber que O Senhor nos ama com amor infinito e que, junto com Ele, amam profundamente os tempos em que vivemos"

04 de Março de 2020

"Ó Cristo! Pedimos que nos ensine a nunca ter vergonha da Tua cruz, não para explorá-la, mas para honrá-la e adorá-la, porque com ela mostrasTe-nos o horror dos nossos pecados, a grandeza do Teu amor, a injustiça das nossas decisões e o poder da Tua misericórdia. Amen"

03 de Março de 2020

"Hoje também é necessário apelar a homens e mulheres de boa vontade para compartilhar, por esmola, os seus bens com os mais necessitados, como forma de participar pessoalmente da construção de um mundo melhor. Doações de caridade tornam-nos mais humanos, enquanto acumular riscos nos torna menos humanos, aprisionados no nosso próprio egoísmo. Podemos e devemos ir ainda mais longe e considerar os aspectos estruturais da nossa vida económica. Por esse motivo, no período da Quaresma deste ano, de 26 a 28 de março, convoquei uma reunião em Assis com jovens economistas, empresários e responsáveis por mudanças, com o objetivo de moldar uma economia mais justa e inclusiva"

02 de Março de 2020

"O facto de O Senhor mais uma vez nos oferecer um tempo favorável para a nossa conversão nunca deve ser tomado como garantido. Essa nova oportunidade deve despertar em nós um sentimento de gratidão e tirar-nos da preguiça. Apesar da presença às vezes trágica do mal nas nossas vidas, e na vida da Igreja e do mundo, esta oportunidade de mudar o nosso curso expressa a inabalável atitude de Deus, que não interromperá O Seu diálogo de salvação connosco"

01 de Março de 2020

"Quanto mais plenamente nos envolvermos com a Sua palavra, mais experimentaremos a misericórdia que Ele nos dá livremente. Que não deixemos que esse tempo de graça passe em vão, na ilusão louca de que podemos controlar os tempos e os meios da nossa conversão a Ele"